A Sucessão Patriarcal na Igreja Expectante

Ao ver nosso Amado Patriarca, com seus 91 anos, enfrentar um cateterismo, uma angioplastia e toda a tensão pertinente a um momento como este, é natural ao ser humano comum questionar: quem será o sucessor do Mestre Thoth?

Graças a Deus e aos Mestres o nosso Patriarca tirou de letra esta dificuldade, está bem, saudável e até melhor que antes.

Diante destas indagações, resta agora esclarecer aos desavisados como será e como está determinada esta sucessão.

De acordo com o Estatuto da Igreja Expectante, em vigor desde a sua fundação, o artigo nº 10 (dez) afirma: “O Patriarca será designado para tal função pelo seu antecessor”.

Foi assim que, cumprindo o estatuto, o 2º Patriarca, Mestre Sevãnanda (Léo Alvarez Costet de Mascheville), sucedeu a seu pai, o 1° Patriarca, Mestre Cedaior (Albert Raymond Costet de Mascheville), e o 3º Patriarca, Thoth (Huascar Correa Cruz), foi indicado e sucedeu ao Mestre Sevãnanda.

Conforme o regulamento e tradição da Igreja Expectante, o Patriarca Thoth já indicou Coadjutora e Sucessora sua esposa, a Sacerdotisa do Segundo Grau e Cavaleiro Ischaïa (Mariland Diniz Bizerra Nunes) como 1º pessoa na linha sucessória, com o título de 1ª Matriarca da Igreja Expectante, indicada no dia 06 de novembro de 1981, na ata nº 20, folha 14 verso.

Cabe a ela designar seu coadjutor*, quando for necessário, levando em conta a dedicação, trabalho, fidelidade e amor aos ideais Expectantes.

Essa decisão é de conhecimento de todos os Expectantes verdadeiramente atuantes e presentes, contando a mesma com o apoio de todos os membros, não cabendo aos que conhecem e AMAM a obra qualquer questionamento e especulação de quem sucederá ao nosso Patriarca Thoth, só sendo admissível aos neófítos que ainda não conhecem as normas estatutárias.

*O cargo de Adjunto da Coadjutoria foi criado em 16 de novembro de 1988 e já foi ocupado por dois sacerdotes. No momento está vago.