Cruz Expectante (r)
Página Inicial
Vida e Obra do Patrono da Igreja Expectante
Textos de ou sobre Cedaior, Sevãnanda, Thoth e Ischaïa
Biblioteca
Mapa dos Núcleos
Perguntas Frequentes
Entre em Contato
Como entrar para a Egrégora Expectante

 

Os (de)graus
d’A Grande Ordem dos Cavaleiros de Philippe de Lyon


O primeiro grau – Cavaleiro Solidário

O que é ser solidário? Todos temos uma idéia do que seja esse sentimento. Aplaudimos e elogiamos quando sabemos de atos de extrema solidariedade em catástrofes, quando todos procuram ajudar de alguma forma.

As tragédias provocam um sentimento novo que vai da solidariedade à fraternidade e, finalmente, ao mais difícil e sublime sentimento, o do amor incondicional, o da igualdade. Aquele amor que Jesus-O-Cristo ensinou que deveríamos ter em relação ao nosso próximo.

Mas, o que é solidariedade no dia a dia, quando não estamos envolvidos em nenhuma situação de perigo ou fatalidade?

A solidariedade pode se manifestar de maneira simples, como um sincero aperto de mão em um momento difícil, um sorriso de incentivo, um abraço... Não aquele social, mas aquele em que os corações se tocam e as energias se transferem.

Solidariedade no dia a dia é quando tomamos consciência de que somos um individuo coletivo. O bem do próximo é o meu bem. Promovendo o bem comum, serei também beneficiado. Estaremos amando o próximo como a nós mesmos. Refletindo sobre o exemplo da solidariedade em uma catástrofe, o solidário corre, ajuda, se dispõe, reparte. Passados alguns dias ou horas, retorna ao seu labor e procura continuar sua vida, praticando a solidariedade quando pode. 

O segundo grau – Cavaleiro Fraterno

A pessoa com maior grau de amor tem mais envolvimento. Quando isso acontecer seremos o Cavaleiro do 2º grau - o Fraterno.

Ele se liga a algum movimento, alguma ONG, dedica-se ao voluntariado, tira algumas horas ou dias de seu convívio familiar, do seu lazer, e se dedica a algo mais permanente e estável de ajuda. Ele sente necessidade de auxiliar. O seu sentimento de amor fraterno é tão desenvolvido que não faz diferença entre os irmãos biológicos e o resto da humanidade. 

O terceiro grau – Cavaleiro da Ordem

Cavaleiro da Ordem ou Cavaleiro da Igualdade é um grau puramente simbólico, pois é difícil de se atingir. Nessa etapa de evolução não se distingue o meu e o seu. O eu e o você. Somos todos unos no amor de Deus.

Esse grau seria dado a espíritos desprovidos de qualquer sentimento que não fosse o do mais puro amor.

Conhecemos muitos que arriscam o maior bem que Deus lhes deu - suas vidas - pelo bem do próximo. Pessoas que dividiram ou doaram suas vidas a uma causa humanitária. Gente que esqueceu de si próprio para viver em prol do outro.

A esses espíritos abnegados devemos a vida e o bem-estar de muitos. 

“Conhece-se o Cavaleiro pelos seus atos. E estes, muito mais que as palavras, atestarão seu real valor”.
 

© Todos os direitos reservados © Egrégora Expectante - Site Oficial   
igrejaexpectante@igrejaexpectante.org