Cruz Expectante (r)
Página Inicial
Vida e Obra do Patrono da Igreja Expectante
Textos de ou sobre Cedaior, Sevãnanda, Thoth e Ischaïa
Biblioteca
Mapa dos Núcleos
Perguntas Frequentes
Entre em Contato
Como entrar para a Egrégora Expectante

 


Discípulos: Conhecei os vossos Instrutores
por Sri Sevãnanda Swami
Extraído de Boletim da Associação Mística Ocidental publicado em 1954


Nesta época confusa, em que a cada dia surgem escolas e instrutores, improvisados, assim como abundam as “escolas iniciáticas”, é bom lembrar um pouco uma base que o Discípulo pode e deve ter para apreciar o valor de seus instrutores. 

Por um lado, é lógico que ele não pode “julgá-los” pela simples razão de que, para julgar alguma coisa ou alguém, é preciso “conhecer”. E o discípulo não pode “conhecer” nem o Mestre, nem o que o Mestre conhece, porque, então, ele mesmo seria também Mestre. 

Há, porém, uma pauta que não falha: Se o instrutor FAZ o que ele ensina ou manda o Discípulo fazer, se ele pratica os exercícios, ensinamentos, orações e virtudes que manda os outros treinarem, então “é provável” que seja um Mestre. 

E se, além disso, ele trabalha pela humanidade com entrega e amplidão; se ele admira e homenageia os que sabem mais que ele e são melhores; se não procura conservar clientes, mas, sim, fazer dos seus discípulos HOMENS e MULHERES desenvolvidos; se ele é desprendido das vaidades e posses que enredam os pés, mente e coração da massa humana, então é, certamente, um Instrutor. 

Agora, para saber se tal instrutor pode ser o TEU Mestre, o TEU Guru, deves meditar e procurar sentir o espírito que irradia em tudo quanto está na sua orientação. 

SE TE SENTES REAL E FORTEMENTE ATRAÍDO, podes procurar ingressar no Discipulado e fazer parte deste múltiplo contingente: 

- De “profanos” cada vez mais bem informados, no aspecto vida moral, espiritual e científica;
- De discípulos que unam – ou tratem de unir – à atividade intelectual e prática do Ocidental, as condições espirituais do verdadeiro Discípulo Oriental, cuja entrega ao Guru é total.

Que possas ser um deles! São os nossos votos.

Antes, porém, queremos, ainda, dizer-te algumas palavras de quem vai orientar-te e servir-te de Mestre, Pai e Amigo.

Sri Sevananda Swami, químico e filósofo, escritor, foi desde jovem um instrutor. Aos 23 anos de idade já o era, na Ordem Martinista. Aos 35 era o dirigente da mesma, por designação do seu primeiro mestre: CEDAIOR, que, por sua vez, foi Discípulo de Vayusattwa, do Mestre AMO (desde a idade de 13 anos), de Papus, de Stanislas de Guaita, de J. S. Doinel etc.

 

© Todos os direitos reservados © Egrégora Expectante - Site Oficial   
igrejaexpectante@igrejaexpectante.org