Cruz Expectante (r)
Página Inicial
Vida e Obra do Patrono da Igreja Expectante
Textos de ou sobre Cedaior, Sevãnanda, Thoth e Ischaïa
Biblioteca
Mapa dos Núcleos
Perguntas Frequentes
Entre em Contato
Como entrar para a Egrégora Expectante

 


SER LIVRE E DE BONS COSTUMES

O que significa?


Para ser um Cavaleiro d’A Grande Ordem dos Cavaleiros de Philippe de Lyon o candidato deve preencher alguns requisitos, tais como: ser maior de 18 anos, declarar-se cristão e ser Livre e de Bons Costumes.

O que é ser Livre? 

Ser livre é ser aquele que alça vôos, inquire, pergunta, aprende, muda a si antes de mudar o mundo. É aquele que não deve, não teme, é mais do que corajoso: é valente. 

É aquele que se mostra isento de qualquer condição, constrangimento, subordinação, dependência, encargo ou restrição. 

A liberdade exige um conjunto de ações, pois só será plena se encarada com responsabilidade. O homem só é livre quando tem oportunidade e responsabilidade nas suas escolhas. 

O livre arbítrio deve ser utilizado de forma pura e consciente para que não dependa de nada com relação à lei. Portanto, a pessoa dotada de liberdade, ou seja, sem intervenções de outrem, pode fazer uso desta, porém o fará com maior clareza se seu conhecimento e consciência de liberdade existirem motivados por algo exterior. Uma decisão dela, apesar de depender de algo como bens materiais, não pode ferir a liberdade de outrem. Sua decisão coerente e responsável é o que a torna livre. 

Ser de bons costumes é ter adquirido bons hábitos e salutares princípios, que permitam conduzir-se a si mesmo em qualquer lugar e condição. É se destacar pela cortesia, cordialidade e sensatez, empenhando todos os seus esforços por se tornar melhor a cada dia, auxiliando, na medida do possível, aqueles que necessitam de sua benevolência. 

Bons costumes é saber abrandar o coração para com os seus antagonistas, nunca entrar em polêmicas, respeitar a opinião dos outros, deixar, por donde quer que passe, um rastro de luz benéfica, que deve caracterizar todo verdadeiro Cavaleiro. 

O Cavaleiro deve ser honrado, justo, de bom entendimento e de rigorosa moralidade, sem, no entanto, ser um falso moralista, um hipócrita que vê um argueiro nos olhos alheios e não a trave nos próprios olhos, como o ensinamento do Divino Mestre em Mateus 7:4. 

Ser de bons costumes é ser capaz de superar obstáculos, discussões interpessoais, ser companheiro, colaborador, útil, procurar harmonizar ambientes confusos, através da coerência, do bom senso, da organização, do equilíbrio, da ética, do respeito e fidelidade. 

A Grande Ordem dos Cavaleiros de Philippe de Lyon espera de seus Cavaleiros um espírito de verdadeira Fraternidade, Tolerância e Cooperação. 

Portanto, BONS COSTUMES não se atêm apenas aos valores sociais consagrados. Deve, isto sim, ser entendido como um reto modo de vida, já que não há uma conotação meramente moralista nesse termo.

 

 

© Todos os direitos reservados © Egrégora Expectante - Site Oficial   
igrejaexpectante@igrejaexpectante.org