O Pater

(Em interpretação pessoal e conforme o ritual da Igreja Expectante, pelo Sacerdote Sarvananda).

Cada civilização que surge traz consigo sua filosofia, sua tecnologia, sua arte, sua legislação e sua religião particulares, que são um pouco mais perfeitas que as anteriores.

A expressão máxima da civilização cristã é o “Pater”, o Pai Nosso, oração mântrica poderosa desta humanidade.

Ela contém e expressa tudo de que precisamos, admiravelmente dada pelo Senhor no Seu Sermão da Montanha. Contém os Planos da vida humana e universal. Formando os Planos, o Espiritual e o Humano, o Ternário e o Quaternário, o Divino e o Material, o Céu e a Terra.

Contém a Legislação do Pai dada a esta Humanidade.
Completa, bela, perfeita.

O saudoso Swami Sarvananda, que era, entre outras coisas, Sacerdote Expectante do 2º Grau, nos brinda também com um “esquema geral” do Pater:
Publicado Originalmente no Boletim dos Sarvas, agosto de 1985.)