Cruz Expectante (r)
Página Inicial
Vida e Obra do Patrono da Igreja Expectante
Textos de ou sobre Cedaior, Sevãnanda, Thoth e Ischaïa
Biblioteca
Mapa dos Núcleos
Perguntas Frequentes
Entre em Contato
Como entrar para a Egrégora Expectante

 


O Hino da Igreja Expectante

Da semente ao fruto, uma longa espera

Por Ischaïa, 4ª Matriarca Expectante


Thoth amava a Igreja Expectante como só ele soube amar. Queria tudo de bom para ela. Muitas vezes comentava, nos momentos em que ficávamos sozinhos, nos campings, conversando à noite, que todas as igrejas cantavam ou tinham seus hinos e gostaria que a Igreja Expectante também tivesse o seu. 

Sempre que conhecíamos alguém que tinha qualquer vínculo com música ele expunha sua vontade de ter um hino para a Igreja. Dentre as muitas coisas maravilhosas vivenciadas em Natal-RN, uma foi o surgimento dessa semente que estava plantada no fundo do coração do Thoth. 

O Cavaleiro e Expectante Mário Emerenciano fazia parte de um coral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Thoth, conversando com ele, mais uma vez expôs seu desejo e Mário nos colocou em contato com seu amigo compositor e maestro Marcos Campos da Silva, que, após ler uns folhetos elucidativos, nos brindou com esse hino que, como a Igreja, é simples e belo. Em seus versos o autor conseguiu sintetizar todo o sentir de nossa Egrégora. No dia 1º de agosto de 1986 (Leão – Fogo!!!) a Igreja ganhou seu hino e Thoth realizou seu sonho. Com a partitura na mão, o Patriarca exultou de felicidade. 

Começava, então, outra caminhada. Thoth agora queria uma gravação, uma fita K7 (coisa moderna para a época) para tocarmos quando estivéssemos em outras localidades. 

Em 3 de setembro de 1998, doze anos depois, outro amigo e Expectante deu mais um impulso para a concretização do desejo de ver o hino gravado. Recebemos uma carta do Gustavo Rodrigues relatando que havia enviado a partitura (que havia sido publicada e ele copiou do Semeador da Nova Raça) para seu primo, o maestro José Alves, no Rio de Janeiro, que, com sua colega Eliane Frajioli Lara, acrescentou a parte de violino, vozes adicionados ao piano, devolvendo-nos uma fita demo com o hino gravado. Que maravilha! Mais uma etapa vencida... 

Luta que segue, esse material foi enviado à professora Vânia, que, juntamente com um grupo de alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, regravou a obra, já bastante “viajada”. Lá pelas tantas chegou-se à conclusão de que a voz principal que melhor caberia ao trabalho seria a de uma cantora lírica – soprano ligeira. Então, Vânia resolveu ela própria gravar a primeira parte e o coro só entraria na segunda. Assim foi feito... Eram tão especializadas as pessoas envolvidas que, inevitavelmente, este primeiro arranjo ganhou um caráter erudito, operístico, elevado, belíssimo para ser ouvido, mas muito difícil de cantar junto no dia a dia e na ritualística dos Templos Expectantes. 

Sem jamais desistir, numa de suas viagens a Belo Horizonte, creio que em 2001, quando comemorávamos Bodas de Prata, Thoth encontrou Luiz Marques, cantor, compositor, violonista e arranjador e, uma vez mais, manifestou seu desejo de ter uma gravação do Hino, agora com um arranjo que pudesse ser cantado também por vozes não profissionais. 

Com muita alegria, neste 12 de setembro de 2009 chegou o CD com o tão sonhado Hino da Igreja Expectante, arranjo e voz do querido amigo Luiz Marques, que havia prometido a Thoth realizar o seu sonho. Marques revela que ficou muito feliz de poder materializar a aspiração do Mestre e faz questão de registrar que também o pianista Ricardo Fiuza espontaneamente integrou o projeto, assim que soube que era uma doação para a Igreja Expectante. 

Com certeza, toda essa vibração de alegria e felicidade chegará ao nosso 3º Patriarca Thoth, que desde sua partida, lá de cima, já viu realizados alguns de seus sonhos. 

Como se pôde ver neste breve relato histórico, o Hino da Igreja Expectante foi construído por muitas mãos talentosas e solidárias, em vários estados brasileiros. A todos que nesses 23 anos participaram, ajudaram ou simplesmente confiaram que conseguiríamos o nosso muito, muito obrigado!

HINO DA IGREJA EXPECTANTE

(ouça)

Com o amor de Deus nos corações

Queremos nos irmanar

E unir neste amor as religiões

Em fraternidade sem par

Vibrações angélicas enviamos a todo ser

E a luz da sabedoria

A todos queremos conceder

Realizando a pureza na experiência do viver

Realizando a pureza durante o viver

 

 

© Todos os direitos reservados © Egrégora Expectante - Site Oficial   
igrejaexpectante@igrejaexpectante.org