Cruz Expectante (r)
Página Inicial
Vida e Obra do Patrono da Igreja Expectante
Textos de ou sobre Cedaior, Sevãnanda, Thoth e Ischaïa
Biblioteca
Mapa dos Núcleos
Perguntas Frequentes
Entre em Contato
Como entrar para a Egrégora Expectante

 


A Inconstância

Por Thoth, 3º Patriarca Expectante


Um atormentado estado de insônia levava-me a ficar acordado até quase o raiar do dia. Isso sem levar em conta que vivo há muitos e muitos anos dormindo só quatro horas por noite. Esporadicamente consigo atingir cinco horas, o que para mim ultrapassa o habitual. Mas, na noite referida, apesar de achar a insônia atormentadora, fui agraciado com um tema cheio de argüições pessoais para meditar: A INCONSTÂNCIA... Ser Inconstante é possuir os predicados dos seus sinônimos: “Volúvel, Variável, Mutável e Infiel”.

Milhares e milhões de criaturas, às vezes, são despertadas por intensos desejos de foro íntimo, de atingirem suas evoluções Espirituais. Repletas desses desejos, lançam-se com euforia em busca dessa realização.

Oh! Ignotas criaturas que, sem um preparo específico, ouvem o clamor dos seus espíritos convidando-os a procurar o aprisco do Bom Pastor. Oh! Incautos seres que, emaranhados nas teias de Maya, deixam-se levar por infindas promessas falazes, achando que tudo pode ser adquirido por meio de contribuições ou pagamentos de alguma forma.

Pobres de espírito são os seres que ouvem o clarim do despertar e fazem ouvidos moucos ao divino chamado... Alerta! Sus! Abram suas mentes, seus corações e atendei o convite para o grande ágape no dia de seu Real despertar... Jesus, quando escolheu seus discípulos, não os fez entre os doutos, mas, sim, foi buscá-los entre os humildes, entre os “aparentemente” ignorantes, porque eles eram os que estavam “prontos” para exercer o Apostolado. E todo aquele que está “pronto” atende sem relutância e não tem “Inconstância” em seguir na obra. O Mestre Amo Philippe diz: “Os Apóstolos eram os Profetas do Antigo Testamento. Eles vieram para atender o Messias, mas tinham o conhecimento da antiga Lei. O Cristo deu a Paz a seus Apóstolos e os fez acreditar que NADA eram, porque, se pensassem que eram muito, eles se achariam fortes demais e o ORGULHO os teria SEDUZIDO”.

Matemos a INCONSTÂNCIA que possuímos, cuja, são idênticas as das falenas noturnas, pois elas são o retrato daquilo que somos, porque vivemos atraídos pelas luzes que se nos apresentam e não nos apegamos a nenhuma. Claro que existem raras exceções... Assim, são VOLÚVEIS todos os seres que não se SITUAM em alguma coisa...

E a INCONSTÂNCIA leva o homem a ser um INQUIETO. Dessa forma, o Inquieto está sempre procurando, buscando...

Vejamos o que nos diz o amado Mestre Sevãnanda:

... “Dentro da enorme massa que compõe esta humanidade visível existem milhões de inquietos.

O fato é que, se observarmos os Inquietos, veremos que, ao nascer tal inquietude, ela se dirige para um desses quatro (4) rumos:

SABER — (compreender, analisar, catalogar, comparar, sintetizar, aplicar)

CRER  — (obedecer, AMAR, respeitar, orar, pedir, venerar, superar-se, humilhar-se)

ATUAR — (orientar, decretar, aplicar, modificar, transformar, melhorar etc.)

CRIAR — (incluir, captar, conceber, plasmar, expressar, traduzir, transmitir)


Os significados que anotei entre parêntesis não são os únicos, nem são os mais importantes, talvez. Mas são típicos de cada umas das vias que o Inquieto segue. E são, outra vez, as quaro faces da eterna pirâmide: Ciência — Religião — Filosofia — Arte. E é bem certo que ninguém alcançará a REALIZAÇÃO sem haver equilibrado dentro de si estes aspectos”.

Porém, em sua busca permanente, ele chegará à conclusão que: Algum dia terá a necessidade de se SITUAR, e ali fará o seu epicentro, onde irá empregar todo o seu conhecimento num trabalho profícuo em aplicar com denodado esforço a síntese dos seus conhecimentos para beneficiar a humanidade, aplicando a chave magna como ponto convergente de todas as coisas: O Amor!... Aqui, o Amor, trabalhado dessa forma, não estará limitado e restrito ao DESEJO PESSOAL, mas, sim, é totalmente ILIMITADO, IMPESSOAL e extraordinariamente abrangente...

Quando tudo atinge esse ponto a INCONSTÂNCIA não mais existe.

Mas, lamentavelmente, como sói acontecer, às vezes tudo começa bem. Porém, as coisas feitas superficialmente, e o terreno não sendo bem preparado, e o Joio não sendo extraído, é óbvio que aos poucos a VAIDADE, o ORGULHO irão medrar nos corações. Então, a queda da criatura será fragorosa, estonteante e desoladora! Lembrem-se do Anjo decaído!... E tudo retorna a ser como no princípio... Novas lutas, novas buscas, porém agora, ferido pelas decepções ocasionadas pela negligência da INCONSTÂNCIA, o sofrimento será maior. E o inquieto estará desiludido, procurando aquilo que teve em suas mãos e que perdeu por não saber COMPREENDER e SENTIR que onde estava era seu CAMINHO!

 

 

© Todos os direitos reservados © Egrégora Expectante - Site Oficial   
igrejaexpectante@igrejaexpectante.org