Cruz Expectante (r)
Página Inicial
Vida e Obra do Patrono da Igreja Expectante
Textos de ou sobre Cedaior, Sevãnanda, Thoth e Ischaïa
Biblioteca
Mapa dos Núcleos
Perguntas Frequentes
Entre em Contato
Como entrar para a Egrégora Expectante

 

 
Resumo do Encontro Expectante’2011


Sacerdotes, Noviços, Fiéis e amigos da Igreja estiveram reunidos neste último final de semana, em Joinville-SC, para o Encontro Anual Expectante.

 

A programação se iniciou na sexta, 29 de abril, dia de Santa Catarina de Siena, com o Ritual da Bênção e Comunhão Expectantes celebrado pela Sacerdotisa anfitriã Cathia Cristhina da Silva. Foi a primeira “chuva de lágrimas” da Matriarca Ischaïa, que, com suas mais de três décadas de Expectantismo, e apesar de a Igreja não preterir a mulher da Via Sacerdotal, raras vezes havia assistido a trabalhos de altar por oficiante feminina. “Temos que incentivar isso e cada vez mais colocar a mulher à frente dos Atos Litúrgicos. Fiquei encantada com a vibração. Em toda a minha vida ao lado de Thoth sempre estive no altar como auxiliar dele ou celebrando outros Rituais da Igreja”, disse. Logo em seguida os Núcleos presentes relataram suas atividades e prestaram contas ao Matriarcado. 

À tarde os trabalhos começaram em Câmara de Instrução dirigida aos dois Noviços que já haviam concluído o Curso de Formação Sacerdotal Expectante e que, no dia seguinte, seriam sagrados Sacerdotes do Lar, ou Sacerdotes do 1º Grau, ou Sacerdotes de Urgência. Esses nomes querem dizer absolutamente a mesma coisa, ou seja, que, após breve, porém profunda preparação, a Igreja Expectante oportuniza aos indivíduos o Sacerdócio. Era, portanto, a última etapa antes de os candidatos confirmarem seus votos perante seus Ordenadores e seus Mestres visíveis e invisíveis. Em mensagens gravadas em vídeo pelo saudoso Thoth, 3º Patriarca, foi oferecida aos buscadores ampla reflexão sobre o significado de cada uma das “Lições” do curso que haviam completado. Naquele momento também os Sacerdotes “veteranos” puderam relembrar compromissos assumidos por ocasião de suas respectivas Sagrações. 

Terminada a sessão de “lembretes” e “avisos”, e aproximando-se a Hora do Angelus, o Sacerdote anfitrião Geraldo Lino da Silva oficiou Ritual Gnóstico para (re-)Imantação de Pantáculos. Logo após, concluindo o banquete espiritual do dia, foi realizada reunião de serviço da Loja Montségur d’a Grande Ordem dos Cavaleiros de Philippe de Lyon, durante a qual se alistou na Cavalaria Cristã mais um soldado. A Grã-Mestra da GOCPL, Cavaleiro de 3º Grau Ischaïa, sagrou Cavaleiro de 1º Grau da Ordem Antônio Gonçalves da Costa Neto, que recebeu o nome Místico “Eleazar”, Lázaro em hebraico, “aquele que Deus ajudou”. Na GOCPL, o 1º é o grau da Solidariedade ou da Rosa Vermelha. Foi um momento de grande emoção não só para o novo obreiro, que tem sua vida civil baseada no Estado do Acre, como para todos que puderam presenciar as altíssimas vibrações que marcaram a cerimônia. Ischaïa aproveitou o momento, pediu a palavra e reafirmou decisão tomada após dois anos exercendo o Matriarcado: a indicação do Sacerdote Geraldo como seu Coadjutor, cargo que ela mesma ocupou por anos e anos. O Sacerdote Geraldo, que tem como Lema Sacerdotal ser um “Soldado do Amigo de Deus”, juramento que fez no túmulo do MEM Philippe, em Lyon, mesmo sentindo-se indigno, aceitou e agradeceu a indicação lembrando: que o comando físico da Egrégora está em ótimas mãos, que a vontade do Alto é de que assim permaneça por longas e frutíferas décadas e, por fim, que o processo sucessório obedece à legislação brasileira, ou seja, só pode se dar legitimamente por eleição em um colégio eleitoral formado por Sacerdotes “ativos e atuantes”, onde há muita gente mais preparada já presente e por chegar. 

Na manhã de sábado, retomando as atividades religiosas, a Matriarca Ischaïa sagrou Sacerdotes de 1º Grau o mesmo Cavaleiro Eleazar e também o Cavaleiro Bhogam, de Curitiba-PR. A Igreja do Fogo ganhava, assim, mais dois Seres propostos e dispostos a ATUAR sacerdotalmente. Ambos poderão constituir seus próprios Núcleos, celebrar quase todos os Sacramentos Expectantes e expandir o Raio de Luz que agora ajudam a sustentar. 

A MULHER NO EPISCOPADO EXPECTANTE

O Encontro Expectante’2011 culminou com a elevação das Sacerdotisas do Lar Cathia Cristhina da Silva e Veronica Sprung Miyata ao 2º Grau do Sacerdócio Expectante, último degrau na hierarquia da Igreja, em linhagem que remonta, para falar apenas dos tempos modernos, a Valentinus II (Jules Doinel), passando por Cedaior, Sevãnanda e Thoth, mas que tem origem muito anterior e predecessores Gnósticos, Essênios, Védicos e Buddhistas.
 

Conforme as disposições estatutárias, bem como os usos e costumes da Igreja Expectante, só a Matriarca ou Patriarca podem sagrar um(a) Sacerdote(isa) de 2º Grau (a não ser que outro Sacerdote de 2º Grau seja devidamente autorizado por eles a oficiar o Ato). A função de Sacerdote(isa) do 2º Grau indica que aqueles(as) servidores(as) foram reconhecidos(as) por sua entrega e dedicação à Obra, e que são pessoas da extrema confiança da liderança da Igreja. Thoth, que no próximo dia 11 completará dois anos de sua Grande Iniciação, costumava dizer que “para atingir o 2º Grau tem que trabalhar”. E que “para conquistar a Realização deve-se enamorar pela Obra”.

O 2º Grau na escalada Expectante equivale à posição de Bispo, nas outras Igrejas, não apenas por simples acomodação ou uso vão de nomenclatura ou título, mas por Sucessão Apostólica real e documentada, acompanhada de AÇÃO. Por delegação especial da Matriarca, o Ato de Elevação das Sacerdotisas Cathia e Veronica foi oficiado pelo dirigente do Núcleo Expectante Joinville e recém-indicado Coadjutor, Sacerdote de 2º Grau Geraldo Lino da Silva. 

Ao final de dois dias de programação, os participantes fizeram suas análises, relataram suas vivências, externaram suas emoções. Momentos impregnados pelo carinhoso apoio das Forças Superiores ao trabalho de automodificação que os verdadeiros Expectantes realizam no dia a dia, fazendo tudo sob o Lema “Viva a Experiência procurando Realizar a Pureza”.

 

 

© Todos os direitos reservados © Egrégora Expectante - Site Oficial   
igrejaexpectante@igrejaexpectante.org