As reuniões, Rituais, cerimônias de Comunhão e outorga de Sacramentos, entre outros Atos, constituem a atividade pública da Igreja Expectante.
Os trabalhos incógnitos d'A Grande Ordem dos Cavaleiros de Philippe de Lyon, por sua vez, são desenvolvidos no que chamamos de Via Interna ou Via Mística.
Participar da Cavalaria Cristã é direito dos fiéis da Igreja que manifestam desejo de atuar em favor do próximo e solicitam ingresso na Ordem e a Sagração a Cavaleiro.
É, portanto, oportunidade adicional de dedicação à sociedade, de forma reservada, longe dos olhos e indiscrições profanas.
UM POUCO DE HISTÓRIA
A Grande Ordem dos Cavaleiros de Philippe de Lyon surgiu em um encontro de Sacerdotes da Igreja em Natal, Rio Grande do Norte, com o intuito de pôr em ação essa via idealizada pelo Mestre Sevãnanda e colocada em prática no Patriarcado de Thoth, sucessor do Swami no tocante à Igreja Expectante.
Na noite de Plenilúnio do dia 19 de julho de 1986, em Natal, no Templo Cedaior Volante (trailer), acatando a ideia do grupo local, lavrou-se na Ata de nº 23 a sugestão de fundação da Ordem dos Cavaleiros, que se efetivou no dia 17 de agosto de 1986, quando a Igreja completava 67 anos de fundação.
São quatro as condições para tornar-se membro da Ordem:
1. Ser livre e de bons costumes – Homens e mulheres que preencham esses requisitos são aceitos, pois julgamos que a forma física é temporal e que o ser humano, independentemente de sexo, é uma centelha do Pai;
2. Ser maior de 18 anos, ou menores com aquiescência dos pais;
3. Ser Cristão;
4. Estar em contato com a Igreja como fiel batizado(a) e consagrado(a), Noviço(a) ou Sacerdote(isa), para ensinamentos, instrução, publicações e comunicados da Ordem.
São três os graus da Ordem:
1º Grau – Cavaleiro Solidário - Em Loja, usará balandrau branco e portará no peito, do lado esquerdo, flâmula branca com uma Rosa Vermelha;
2º Grau – Cavaleiro Fraterno - Balandrau e flâmula branca com uma Rosa Amarela;
3º Grau – Cavaleiro da Ordem - Balandrau e flâmula roxa com uma Rosa Branca.
Dentro d’A Grande Ordem dos Cavaleiros de Philippe de Lyon só são reconhecidos e legítimos esses três graus.
ATENÇÃO: No passado, a GOCPL trocou insígnias com outras Ordens. Porém, esses agraciados não estão habilitados a sagrar novos Cavaleiros, a não ser em Loja regularmente constituída.