VIVER COMO UM EXPECTANTE
Por Thoth, 3º Patriarca Expectante
É preciso ter o seu campo Mental aberto, no sentido de máxima amplitude, para o conhecimento genérico das Religiões, Credos, Seitas, Filosofias e da vida etc. Por quê? Porque só sendo liberto de preconceitos pessoais é que se pode abraçar a análise lógica do raciocínio livre e chegar à homogenia proveniente do resultado das análises, cujo coeficiente é: "Tudo é igual a Tudo".
Qual o objetivo a ser alcançado quando se chega a esse resultado? Todos os resultados, ao final de uma operação, nos trazem a conclusão daquilo a que nos propusemos. Logo, pelo visto, com esse coeficiente de que "Tudo é igual a Tudo", abrem-se as fronteiras, as barreiras que nos impediam de reconhecer que nosso semelhante é nosso irmão, independentemente de cor, raça, credo, posição política ou social.
Na verdade, o mendigo que passa, o estropiado, o esquálido que cruza o nosso caminho, aquele que está atrás das grades de um cárcere como preso ou louco, os que dormem nas sarjetas, e TODOS, TODOS são nossos semelhantes e nossos irmãos e necessitam de afeto, de amor e carinho, muitas vezes, muito mais do que um pedaço de pão.
Ao chegarmos a esse ponto passaremos a ter mais solidariedade, mais fraternidade e compreensão. E certamente, a repugnância e o desdém caem por terra quando se chega a esse conhecimento.
Qual seria a melhor maneira de dar? Há várias maneiras de dar, de ser caridoso, de aplicar a fraternidade. Não é somente no ato de se meter a mão na algibeira e tirar minguados níqueis para dar a alguém que se está fazendo caridade.
Toda obra meritória me merece profundo respeito. No entanto, qualquer gesto deve ser acompanhado de intensa onda de AMOR INTERNO. É preciso ser humilde ao se fazer uma caridade, porque é sempre doloroso para quem a recebe.
Jamais devemos olhar alguém com sentimento de dor, pena, piedade, chamando-o de "coitado" e outros adjetivos semelhantes, porque isso leva uma onda de negativismo para o ser que já está sofrendo tanto, e a presumível pena que se emite ainda será pior para o individuo.
No lugar de se proceder dessa forma, devemos procurar emitir vibrações de grande AMOR, felicidade, alegria e pedir às Forças Superiores e ao Criador para que, se possível for, possa ser diminuído o pesado fardo daquele irmão ou irmã.
Assim estaremos fazendo uma grande caridade e trabalhando no campo vibracional positivo para ajudar aquela criatura.
Cuidado, porém, pois essa modalidade é uma arma de dois gumes e pode levar o operador para um campo falso de insensibilidade, tomando-o um indivíduo frio e indiferente se não proceder dentro da lei do mais puro e fraternal amor universal.
Ser Expectante é possuir sempre diante de si o seu Lema, que é o seu oráculo, sua meta, sua Bandeira, o seu Caminho Reto e seu modo de viver corretamente.
Porque vivendo dentro do LEMA "Viva a EXPERIÊNCIA procurando realizar a PUREZA" você estará construindo sempre uma nova vida, através da sua plena observação, plena vigilância de todos os seus pensamentos, palavras e obras, razão pela qual o AVATAR CRÍSTICO ensinou mui sabiamente: "Vigiai e Orai", base do nome EXPECTANTE.